quarta-feira, 17 de novembro de 2010

o mito nike

O MITO CONTEMPORÂNEO
        Vestir-se para uma necessidade básica, vestir-se para passar o frio. Vestir-se para sonhar? É isso que pode-se remeter ao observar uma famosa marca de artigos de vestuário. Mas por que sonhar?
Ao construir históricamente por meio da linguagem, dos signos, da persuasão, uma imagem de fidelidade, de desejo, de qualidade e de confiança, uma artigo de vestuário não torna-se somente uma marca, mas sim, marca sua existência na vida das pessoas. Neste caso direcionara-se a marca de vestuário e produtos esportivos nike.
          Ao observar a história da nike e produzir significados do seu trajeto como uma empresa que sempre procurou se tornar referência no âmbito esportivo, pode-se notar como o processo de imersão na vida das pessoas se fez e se faz presente, através da utilização de diferentes linguagens simbólicas.
          Ao patrocinar atletas de renome, mostrando as pessoas, que quem fosse um ''aliado nike'', poderia ser um/uma campeão/a, a empresa foi se solidificando como uma marca que não apenas era um tênis, ou uma camiseta, ou um boné, etc. Mas sim o garoto que sonha em jogar numa grande equipe de futebol e, que para alcançar este sonho, poderá contar com a ajuda de uma super chuteira, que seu maior craque, sua maior referência utiliza.
            Entender este processo de publicidade que atravessa os horizontes de um país e transforma um objeto em um artigo supervalorizado é uma missão um tanto quanto difícil. Dessa forma os mecanismos que rodeiam a produção e lançamento de produtos para sociedade consumidora devem ter um olhar minucioso.
Remetendo-se aos produtos nike, poderia se fazer uma pequena comparação aos desenhos de televisão que trazem a imagem dos super heróis para seus telespectadores. Ao refletir sobre este contexto, que rodeia a fantasia, o sonho, a conquista, a imaginação, o poder de alcançar e de realizar, nota-se as mesmas características nos produtos que tentam transmitir uma imagem de sonho, de glória, de ascensão.
           Não trata-se somente de uma ascensão no esporte, mas também de alguem que se torna parte integrante de um grupo, de uma classe, mesmo não sendo, parece se tornar, pois utiliza o mesmo objeto que os ''melhores'' utilizam, não lingando para o preço, não importando-se com a necessidade, mas sim com o que a sociedade irá ver, o nike que esta em você.
         O mito aqui se faz, não só pela linguagem, mas também pela imagem, não só pela qualidade, mas pela vaidade, não só pela utilidade, mas pela sua multiplicidade de significados que causa nas pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário